As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, utilidade e comunicação. Mas estas são apenas funções básicas, pois o universo das embalagens tem o poder de enriquecer as marcas em diversos sentidos.
Hoje, vamos falar destas funções básicas e de funções mais “especiais” da embalagem.
Vem com a gente.
Por que é importante respeitar as funções da embalagem?
Hoje em dia, tudo se refere à experiência do consumidor (ainda bem!).
Então se ele não está satisfeito, se sentir que tem “algo faltando” na embalagem do produto que está comprando, você terá prejuízo e desconforto.
Mas se ele realmente se agrada com a sua embalagem, pode ter certeza que irá guardar a imagem da sua marca com carinho e respeito.
Então é aqui que entra uma das grandes funções da embalagem, de fazer a diferença nesta experiência do usuário.
Caso você esteja se perguntando:
“Será que é possível ter um impacto positivo na vida do consumidor, mesmo com uma embalagem simples?”
A resposta é SIM.
Seu negócio pode ser pequeno, você pode estar começando agora ou até mesmo ter um único produto.
Ou você pode estar bem posicionado no mercado e quer mudar suas embalagens.
O que importa é que é indispensável que você cumpra o máximo de funções da embalagem que conseguir.
Iremos explicar para você de forma mais detalhada as funções da embalagem, para esclarecer definitivamente o seu impacto tanto para empresas quanto para as pessoas.
Vamos para a lista?
Funções da embalagem: muito além de um objeto comum
Além das funções da embalagem citadas no início do texto, também existem as funções econômicas, conceituais e ambientais.
Vamos explicar uma a uma. Confira:
- Conter um produto: a função de contenção é aquela que “abriga” o produto envasado, impedindo que ele caia, vase ou se desfaça.
- Proteger e conservar: aqui, tecnologias são empregadas para preservar as características principais do produto, como cheiro, textura, sabor, etc, contra agentes externos.
- Otimizar a logística: uma das melhores funções da embalagem é facilitar a armazenagem e transporte do produto, sendo um ponto estratégico para a logística da empresa.
Embalagem resistente, econômica e atrativa: check!
- Economizar custos: a embalagem quando é inteligente economiza custos tanto no transporte quanto em relação à matéria prima.
- Atrair consumidores: Um dos poderes mais interessantes da embalagem é chamar a atenção de pessoas por meio de seu design e identidade visual. Afinal, quem nunca julgou um livro pela capa?
- Explicar o modo de uso do produto: quando alguém tem um produto em mãos, quer saber como ele funciona. Por isso, uma das funções da embalagem é ser didática e possuir todas as informações obrigatórias e as que são úteis para o cliente.
- Adiantar os benefícios do produto: A cara como ponto de comunicação, a sua embalagem deve fazer uma promessa. E claro, cumpri-la na hora que o consumidor for usar o produto.
Embalagem que educa e adere à uma causa em tempos de coronavírus
- Comunicar valores e ações de uma marca: é enorme o número de pessoas que compram de acordo com as causas e valores com que se identificam. Faça da embalagem do seu produto um meio de conexão emocional com seu cliente.
- Facilitar o consumo do conteúdo: se tem uma coisa que todo mundo busca hoje em dia é praticidade. Explore bem esta função e saia na frente.
- Destacar seu produto da concorrência: entre as funções da embalagem está o poder de mostrar o potencial de inovação de uma marca. Pense nisso!
Adivinha só por qual embalagem o cliente vai se interessar?
- Ser um objeto de desejo: você já comprou um produto apenas porque se interessou pela embalagem? Quis tirar fotos e até mesmo guardar? Acredite, você não está sozinho nessa.
- Colaborar com o meio ambiente: já falamos aqui como sustentabilidade e embalagens podem andar muito bem lado a lado. Marcas que pensam no meio ambiente têm tido cada vez mais sucesso.
- Fidelizar clientes: adivinhe: se um consumidor gosta da sua embalagem, irá comprar muitas vezes seguidas. E o melhor, irá compartilhar com os amigos.
E então, você já está pronto para tornar a experiência do usuário mais memorável com estas 13 funções da embalagem?
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