As principais funções da embalagem são a contenção, proteção, utilidade e comunicação. Mas estas são apenas funções básicas, pois o universo das embalagens tem o poder de enriquecer as marcas em diversos sentidos.

Hoje, vamos falar destas funções básicas e de funções mais “especiais” da embalagem.

Vem com a gente.

Por que é importante respeitar as funções da embalagem?

Hoje em dia, tudo se refere à experiência do consumidor (ainda bem!).

Então se ele não está satisfeito, se sentir que tem “algo faltando” na embalagem do produto que está comprando, você terá prejuízo e desconforto.

Mas se ele realmente se agrada com a sua embalagem, pode ter certeza que irá guardar a imagem da sua marca com carinho e respeito.

Então é aqui que entra uma das grandes funções da embalagem, de fazer a diferença nesta experiência do usuário.

Caso você esteja se perguntando:

“Será que é possível ter um impacto positivo na vida do consumidor, mesmo com uma embalagem simples?”

A resposta é SIM.

Seu negócio pode ser pequeno, você pode estar começando agora ou até mesmo ter um único produto.

Ou você pode estar bem posicionado no mercado e quer mudar suas embalagens.

O que importa é que é indispensável que você cumpra o máximo de funções da embalagem que conseguir.

Iremos explicar para você de forma mais detalhada as funções da embalagem, para esclarecer definitivamente o seu impacto tanto para empresas quanto para as pessoas.

Vamos para a lista?

Funções da embalagem: muito além de um objeto comum

Além das funções da embalagem citadas no início do texto, também existem as funções econômicas, conceituais e ambientais.

Vamos explicar uma a uma. Confira:

  1. Conter um produto: a função de contenção é aquela que “abriga” o produto envasado, impedindo que ele caia, vase ou se desfaça.
  2. Proteger e conservar: aqui, tecnologias são empregadas para preservar as características principais do produto, como cheiro, textura, sabor, etc, contra agentes externos.
  3. Otimizar a logística: uma das melhores funções da embalagem é facilitar a armazenagem e transporte do produto, sendo um ponto estratégico para a logística da empresa.

funções da embalagem - congelados

Embalagem resistente, econômica e atrativa: check!

  1. Economizar custos: a embalagem quando é inteligente economiza custos tanto no transporte quanto em relação à matéria prima.
  2. Atrair consumidores: Um dos poderes mais interessantes da embalagem é chamar a atenção de pessoas por meio de seu design e identidade visual. Afinal, quem nunca julgou um livro pela capa? 
  3. Explicar o modo de uso do produto: quando alguém tem um produto em mãos, quer saber como ele funciona. Por isso, uma das funções da embalagem é ser didática e possuir todas as informações obrigatórias e as que são úteis para o cliente.
  4. Adiantar os benefícios do produto: A cara como ponto de comunicação, a sua embalagem deve fazer uma promessa. E claro, cumpri-la na hora que o consumidor for usar o produto.

funções da embalagem - sabão

Embalagem que educa e adere à uma causa em tempos de coronavírus

  1. Comunicar valores e ações de uma marca: é enorme o número de pessoas que compram de acordo com as causas e valores com que se identificam. Faça da embalagem do seu produto um meio de conexão emocional com seu cliente.
  2. Facilitar o consumo do conteúdo: se tem uma coisa que todo mundo busca hoje em dia é praticidade. Explore bem esta função e saia na frente.
  3. Destacar seu produto da concorrência: entre as funções da embalagem está o poder de mostrar o potencial de inovação de uma marca. Pense nisso!

funções da embalagem - macarrão

Adivinha só por qual embalagem o cliente vai se interessar?

  1. Ser um objeto de desejo: você já comprou um produto apenas porque se interessou pela embalagem? Quis tirar fotos e até mesmo guardar? Acredite, você não está sozinho nessa.
  2. Colaborar com o meio ambiente:falamos aqui como sustentabilidade e embalagens podem andar muito bem lado a lado. Marcas que pensam no meio ambiente têm tido cada vez mais sucesso.
  3.  Fidelizar clientes: adivinhe: se um consumidor gosta da sua embalagem, irá comprar muitas vezes seguidas. E o melhor, irá compartilhar com os amigos.

E então, você já está pronto para tornar a experiência do usuário mais memorável com estas 13 funções da embalagem?

Conte com a Artvac para isto, fale agora mesmo com um de nossos consultores.