Você já tem noção de que é rentável usar a embalagem como estratégia de marketing da sua empresa. Mas a questão é como fazer isso.

Afinal, se por um lado você pode ter uma sacada genial e faturar muito com isso, por outro, você pode acabar desperdiçando tempo e dinheiro em ações vazias.

Por isso, trouxemos para você algumas orientações para usar a embalagem como estratégia de marketing de um jeito que combine com o seu negócio e com o seu produto.

No texto de hoje, você vai ler sobre a importância dessa tática, vai conhecer os tipos de marketing que podem lhe ajudar e vai ver exemplos práticos para aplicá-los nas suas embalagens. 

Vamos lá?

Embalagem como estratégia de marketing: por que investir?

Não é a toa que a comunicação e a atração estão entre as principais funções de uma embalagem.

Atualmente, as vendas visam conquistar o cliente não só pelo conteúdo do produto mas também a experiência que envolve a mercadoria.

Abrir um produto é uma das partes mais empolgantes para quem compra, é o momento que antecede o contato com o objeto. Cada parte deste contato importa. 

E o melhor: quando você investe numa boa embalagem, automaticamente aproxima os clientes que consideram isso importante também.

Você já escolheu um produto por causa da embalagem? Muita gente já.

De acordo com um estudo sobre a importância das embalagens, 79% dos entrevistados experimentaram um novo produto porque a embalagem chamou sua atenção na prateleira da loja.

Ainda, 53% compraram novamente um produto em função da embalagem.

Ou seja, a embalagem é um fator decisivo no momento de compra (isso vale tanto online quanto nos PDV’s) por isso, não pode ser ignorada como estratégia de marketing.

Mas você deve estar se perguntando: como tornar isso uma ação concreta? Como usar, de fato, a embalagem como estratégia de marketing?

A seguir, você vai ver algumas ações de marketing para aplicar nas suas embalagens.

10 tipos de marketing para potencializar suas embalagens

Sabemos que parece óbvio mas é sempre bom lembrar: todo marketing é baseado em estratégia. Sua definição: 

Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.”

Assim como as embalagens, o marketing está em tudo no nosso cotidiano. Então nada melhor do que juntar as duas coisas, não é mesmo? 

Veja abaixo como usar a embalagem como estratégia de marketing de maneira inteligente.

1. MARKETING PROMOCIONAL

Um estilo bem conhecido, o marketing promocional é aquele que visa estimular as vendas do produto por meio de uma promoção mais explícita

Aqui, a embalagem como estratégia de marketing pode vir acompanhada de um brinde, assim o cliente entende que estará levando mais produtos pelo preço de um.

Ou senão, com amostras grátis, você aproveita para apresentar um produto que poderá ser comprado futuramente pelo consumidor.

A Dr. Oetker uniu duas estratégias em uma só, com um brinde super útil ao seu produto (entenda mais no próximo tópico)

2. MARKETING DE UTILIDADE

O próprio nome já sugere. E se tem uma coisa que é a base das embalagens, essa coisa é a utilidade. Ou seja, nesse caso as chances são altas de sucesso ao usar a embalagem como estratégia de marketing.

Neste caso, você tem que pensar como a sua embalagem pode ter uma outra função para o consumidor, algo que não o faça jogá-la fora assim que usar o produto.

Por exemplo, em uma de suas linhas de sandálias, a marca de sapatos Melissa usou uma embalagem que também poderia ser usada como bolsa.

3. MARKETING DE GUERRILHA

Esse tipo de marketing tem esse nome porque é baseado em campanhas inesperadas, pouco convencionais e que buscam um resultado memorável na mente das pessoas. O conceito surgiu nas mídias tradicionais, em 1948.

Sabe aquela ação que “cutuca” um ponto específico relacionado ao produto? Pode ser para rebater críticas, apelar a concorrência ou estimular um desejo.

É preciso muita criatividade e energia para usar a embalagem como estratégia de marketing de guerrilha. É possível ter ideias incríveis, mas com um baixo orçamento.

Para celebrar o Dia Mundial da Paz, o Burger King teve a iniciativa de juntar seu sanduíche mais famoso com o do maior rival, o McDonalds (os lanches Whooper e Big Mac), para dar origem ao McWhopper. 

O McDonalds recusou a proposta, mas vamos combinar que a ideia é bem legal.

4. MARKETING DE CAUSA

Existe alguma causa social, ideia, comportamento ou atitude que a sua marca defende? 

Você pode comunicar isso por meio da embalagem, como já falamos aqui. O objetivo é, portanto, apoiar uma causa social deixando claro que você também está promovendo o seu produto.

São ações pontuais, que visam chamar atenção para um assunto relevante para a sociedade. Isso desperta um ótimo senso de identificação por parte do seu nicho.

A Doritos lançou a edição “Doritos Rainbow”, para celebrar a diversidade queer.

5. MARKETING SAZONAL

Você também pode aproveitar determinada época do ano para incentivar as vendas do seu produto, visto que há diversas datas comemorativas que costumam aquecer o mercado.

É um dos jeitos mais comuns de usar a embalagem como estratégia de marketing.

Temos um artigo completo sobre o assunto, vale a pena conferir.

A intenção aqui é retomar uma lembrança agradável para chamar atenção e despertar interesse, fazendo uma conexão emocional com o passado.

6. MARKETING DE NOSTALGIA

Vale remeter à infância, à adolescência, assuntos que eram “febre” em determinada época, enfim… conhecendo seu público, você o fará sorrir com essa estratégia de memória afetiva.

A Itubaína apostou em rótulos retrô e o público adorou. Tudo a ver com a marca!

7. MARKETING DE INFLUÊNCIA

Marketing de Influência é o conjunto de ações e estratégias que se utilizam de um interlocutor com poder de convencimento ou liderança, buscando realizar influência na decisão de compra a favor da sua marca.”

Eles estão por toda parte: os influencers digitais. YouTubers, Instagramers, TikTokers…

E sabe o que se destaca na apresentação do seu produto nesse momento? Isso mesmo, a sua embalagem.

Este publipost (post patrocinado) mistura influência + experiência sensorial, olha só:

https://www.instagram.com/p/CHvl04yD2qw/?igshid=77l88utx0ot1

8. MARKETING SENSORIAL

Você já pensou em aguçar os sentidos do consumidor para tornar a experiência de compra ainda mais agradável?

Além de uma boa identidade visual, você pode explorar outras características, como cheiros e texturas.

Foi o que fez essa marca de sucos, ao reproduzir cascas de frutas nas embalagens. Demais!

9. MARKETING VERDE

Foco na sustentabilidade: já falamos aqui no blog como as embalagens tem tudo a ver com isso.

Nesse tipo de estratégia (também chamada de Eco Marketing  ou Marketing Ambiental), você deve se posicionar com relação às atitudes que a sua empresa toma para cuidar do meio ambiente.

A Natura é um exemplo nacional de como unir vendas, praticidade e sustentabilidade.

10. REAL TIME MARKETING

O principal foco desse modelo é o engajamento com o público e a geração de conversas. Serve para mostrar aos seus consumidores que a marca está presente no seu dia a dia ou que está por dentro do assunto do momento, sabe?

Por se tratar do imediatismo (real time), é uma estratégia que combina muito com as redes sociais. Na sua embalagem, vale incentivar o uso de uma hashtag ou criar uma interação por meio de um QR Code, por exemplo.

Ideias não faltam para você agora, não é mesmo?

Escolha o tipo (ou os tipos) de marketing que mais combinam com a sua empresa e com o seu produto, pesquise e estude muito para aplicar a ideia de forma inteligente.

O que vale é soltar a criatividade, planejar bem e colher os bons resultados.

Ah, se precisar de ajuda, não deixe de chamar quem mais entende de embalagens de qualidade: a Artvac.

E aí, gostou de conhecer e aprender como usar a embalagem como estratégia de marketing?